Festival de Curtas-Metragens de Sintra
12 a 15 Fevereiro 2015

Pt En

Sessão de Abertura


Mikkel Solnado (concerto) - 13 Fevereiro | 21:15 | MU.SA - Museu das Artes de Sintra

Mikkel Solnado, nasceu na Dinamarca, mas a infância e a adolescência foram passadas em Portugal. Aos 20 anos regressou a Copenhaga, onde criou uma banda que funcionou também como empresa criadora de jingles. Em 2010 o músico deixou a produtora e começou a escrever canções para si mesmo.

“Daisy Chains” o segundo disco de Mikkel Solnado é editado dia 10 de Novembro.

O Sucessor de “It’s only love, give it away”, é nas palavras de Mikkel, bastante diferente – “Sonoramente é mais “escuro”, mas também mais alternativo e pessoal, emocional e melancólico. Mikkel associa-se ao Festival Córtex para um momento intimista no MU.SA (Museu das Artes de Sintra)

Masterclass João Canijo – Anabela Moreira “A Individualidade da Representação” - 14 Fevereiro | 16:00 | MU.SA - Museu das Artes de Sintra

O realizador João Canijo e a atriz Anabela Moreira estarão presentes no Festival Córtex para uma Masterclass aberta ao público, dedicada ao tema “A Individualidade da Representação”.

Além do processo de construção de personagens nas obras de João Canijo, haverá também um espaço de debate com o público.

“Se a interpretação de um papel nasce de uma representação profunda do actor que representa o papel, essa interpretação provocará sempre uma percepção intensa dessa realidade a quem assiste, a representação do espectador será profunda e a sua interpretação emocional. Quanto mais individual a representação de um papel por um actor, mais sincera e interior a interpretação e mais intensa a realidade apresentada ao espectador.
Aceitar a impossibilidade da transmissibilidade da interpretação, ou seja de dirigir uma interpretação, é aceitar a individualidade do actor enquanto pessoa e artista, é aceitar que a representação de um texto é pessoal e que só uma interpretação individual pode ser genuína, profunda e sincera, e é recusar um tipo de interpretação imitativo, artificial e artificioso.”
In “A individualidade da Representação” por João Canijo

Sujeito a inscrição prévia e lotação da sala. Inscrição através do email: workshops@festivalcortex.com.

Symbiosis com Lilia Donkova e Gonçalo Pescada (concerto) - 14 Fevereiro | 17:00 | MU.SA - Museu das Artes de Sintra

“Symbiosis” projeto de Lilia Donkova e Gonçalo Pescada com projecção de filmes de Carl Theodor Dreyer

Um projeto musical que resulta da combinação de dois instrumentos muito diferentes: O violino, com os seus laços bem enraizados à música clássica, e o acordeão, que provém de um contexto tendencialmente mais tradicional/folclórico. Porém, vivem em perfeita symbiosis.

Lilia Donkova e Gonçalo Pescada interpretam de forma singular, algumas das peças mais famosas de A. Piazzolla, alguns standards de G. Gershwin, assim como duas peças de autores clássicos que foram escritas para este tipo de formação.

The Making of Lars von Trier - 14 Fevereiro | 18:00 | MU.SA - Museu das Artes de Sintra

Palestra de Peter Schepelern, da Universidade de Copenhaga

Lars von Trier teve um início precoce no cinema, começou a fazer pequenos filmes, ainda com 11 anos, alguns deles bastante sofisticados. O cineasta teve um papel num filme de televisão infantil, estimulando seu interesse. A palestra irá apresentar os primeiros trabalhos de Trier com exemplos de seus filmes de infância, os filmes feitos durante seus anos de estudante na Universidade de Copenhaga e sua obra a partir da Danish Film School.

Peter Schepelern é professor catedrático na Universidade de Copenhaga, foi professor de Lars e é provavelmente o maior conhecedor a nível mundial da obra e vida do realizador. Peter irá conduzir uma palestra  no MU.SA, dedicada ao cinema de Lars, algo que tem vindo a fazer em inúmeros festivais pelo mundo fora e que pela primeira vez terá lugar em Portugal.

Sujeito a inscrição prévia e lotação da sala. Inscrição através do email: workshops@festivalcortex.com.

Workshop para crianças pela MONSTRA Festival - 15 Fevereiro | 11:30 | Centro Cultural Olga Cadaval

Após a sessão de cinema do Mini Córtex, irá realizar-se um workshop onde se pretende que pais e filhos em conjunto, possam criar um pequeno filme de animação utilizando técnicas de animação directa como a Pixilação, Recortes e Objectos.