9º FESTIVAL DE CURTAS METRAGENS DE SINTRA
3-10 DE ABRIL 2019

Pt En

HEMISFÉRIO


Histórias do Fundo do Quintal Tiago Afonso - Portugal, 2012, 14’, DOC

Em Histórias do Fundo do Quintal três vozes debatem a história de (uma) Comuna, enquanto a câmara procura provas no fundo de um quintal. Ao espectador resta decidir se escolhe ver, crer ou fazer.

 

Entrevista com Almiro Vilar da Costa Sérgio da Costa - Portugal, 2009, 29’ DOC

 

O realizador Sérgio Costa faz perguntas ao seu pai num lugar misterioso. Falam sobre a sua infância na Suíça, onde o pai chegou em 1979 para trabalhar.

 

Tio Rui Mário Macedo - Portugal, 2011, 32’, DOC

O tio Rui tem de voltar. Depois de 72 horas em liberdade, o filme segue-o nos seus últimos momentos antes de voltar. Um retrato pessoal do realizador sobre o seu tio e a familia que o rodeia, assim como a noção do tempo.

 

Downhill Miguel Faro - Portugal, 2016, 17’, DOC

Viagem ao outro lado do espelho, em Lisboa – o skate e a sua cultura trazem uma tecnologia da visão em que o movimento, o corpo, o ponto de vista e o espaço se coordenam de modo específico. A cidade desenha-se no prazer dos corpos que a percorrem.

 

Acorda Leviatã Carlos Conceição - Portugal, Angola, 2015, 20’ DOC - Produção: Mirabilis

Do espaço, a recuperar de um coração partido, um terráqueo resolve voltar à terra quando percebe que toda a água desapareceu.

 

Layla e Lancelot Joana Linda - Portugal, 2016, 27’ DOC

Filmado com um iPhone, Layla e Lancelot é um registo do percurso diário da realizadora, de e para o trabalho. A felicidade está na aceitação da repetição ou na interrupção da mesma? Tudo o que é muito esperado acontece sempre de forma inesperada.

 

História Secreta da Aviação João Manso - Portugal, 2018, 14’ DOC - Produção: Terratreme

HISTÓRIA SECRETA DA AVIAÇÃO é uma reflexão seminal sobre o que sobe e o que se abate. Parte do texto homónimo de Manuel Zimbro no qual se cogita no que impede o homem de voar e qual o impacto dessa limitação na natureza. Este filme convoca imagens da devastação deixada pelos incêndios de 2017, o ano de maior área florestal ardida em Portugal, mostrando como, entre cada salto, temos feito escala no chão.

 

Raimundo Paulo Abreu - Portugal, 2015, 28’ DOC - Produção: Paulo Abreu

Uma pequena equipa de estudantes de cinema vai aos Açores, durante uma semana, acompanhar o trabalho de Raimundo Bicudo, um polémico realizador de São Miguel