Festival de Curtas-Metragens de Sintra
ABRIL 2019

Pt En

Hemisfério - VIENNA SHORTS FESTIVAL


WannabeJannis Lenz, Áustria/ Alemanha, FIC, 2017 - 30’

Coco tem 17 anos e está determinada a ficar famosa. Não importa se é como modelo, bailarina ou atriz. Falta às aulas para participar em audições e gravações de videoclips mas sem grande sucesso. Com o seucanal de Youtube “Coco Channel” espera conseguir o seu grande suecsso. O filme de Lenz baseia-se numa abordagem transmedia em que a ficção e elementos reais se cruzam e a interação entre espetadores e o filme aumenta.

When Time Moves FasterAnna Vasof, Grécia, Canadá, Áustria, EXP/ ANIM, 2016 - 7’

Anna Vasof revive o fascínio com as imagens em movimento da altura anterior ao aparato cinematográfico com experimentações invulgares. Usa objetos do quotidiano u processos que criam uma ilusão cinematográfica. Observar a forma como cria as quatro sequencias animadas apenas aumenta o encanto. Um filme para nos maravilharmos.

First and Foremost (In erster Linie)Veronika Schubert, Áustria, ANIM/ DOC, 2016 - 6’

Formas elusivas , que parecem fronteiras geográficas passam pelos nossos olhos. Estes são mapas imaginários que resultam de formações de nuvens gravadas em mais de 3.000 pratos de vidro e filmadas em time-lapse por Veronika Schubert. A banda sonora é uma colagem de clichés políticos e dos media sobre os refugiados que chegaram à Áustria no verão de 2015.

Forest of the Echos (Wald der Echos)Maria Luz Olivares Capelle Áustria, FIC, 2016 - 30’

Uma adolescente, Christina, perde os seus amigos na floresta. Enquanto os procura encontra os corpos de três crianças afogadas, na margem da lagoa.
Num verão, no meio da floresta, três crianças primas brincam num lago quando encontra o corpo de uma jovem afogada à deriva na água.
Jogos, mentiras e rituais desenrolam-se num tempo circular em que a morte perde a sua supremacia.
O que é verdadeiro e o que é uma miragem?
Quem está sonhar e quem é sonhado?

Fuffy DuddySiegfried A. Fruhauf, Áustria, EXP, 2016 - 5’

Ângulos retos e quadrados em preto e branco são a base deste filme experimental de Fruhauf. Dissolve a força normalmente reguladora das estruturas das linhas numa tempestade de grelhas. Irrita o olhar, ao mesmo tempo que o foca no ecrã. “FUDDY DUDDY utiliza o tema da grelha para o destruir e desordenar a ordem.” (Siegfried A. Fruhauf)

The Living Room (Im Wohnzimmer)Alexander Gratzer, Áustria, 2016 -2’

Um casal, em sintonia e imóveis põem-se à vontade na sala. OS seus sapatos ficam impacientes, o relógio marca as horas. Nesta cena melancólico-minimalista e claramente analítica, o amor e atenção estão nos detalhes a preto e branco.

 

Little Hell - Ankathie KoiDavid Kleinl, Antonin Pevny Áustria, VIDEOCLIP, 2016 - 5’

O amor tornou-se ódio que por sua vez se manifestou em violência. Numa relação do inferno, Ankathie Koi assume o papel de uma rainha sedenta de sangue. No seu videoclip LITTLE HELL, a cantora vive fantasias de vingança e mostra o seu poder com um simbolismo e ousadia ainda maiores. Exagerado pelo purismo meticuloso da arquitetura moderna e o assassinato macabro de uma abóbora, o vídeo sublinha os gritos de batalha de uma mulher forte.