Festival de Curtas-Metragens de Sintra
MARÇO 2019

Pt En

Competição Internacional


A Field Guide To Being a 12 Year Old GirlTilda Cobham-Hervey, Austrália, DOC, 2017 – 20’

Um filme sobre raparigas de 12 anos, feito por raparigas de 12 anos, para raparigas de 12 anos, para quem já foi uma rapariga de 12 anos ou gostaria de ser uma rapariga de 12 anos. Este filme inquisitivo que cruza o documentário com uma peça de teatro foi criado por Tilda Cobham-Hervey e 12 raparigas de 12 anos e mostra a forma como raparigas reais articulam as sua expectativas, memórias e aquilo que sentem com 12 anos de idade.

The Wizard of U.S. (Czarnoksieznik z krainy U.S.)Balbina Bruszewska, Polónia, ANIM, 2016 – 22’30’’

O “Wizard of U.S.” é uma colagem animada, uma sátira social com referências à popular histórica americana de L. F. Baum O Feiticeiro de Oz.. Um tornado misterioso apanha a Dorothy e leva-a para um lugar estranho cheio de prosperidade e perigo. Ela segue a estrada amarela até ao feiticeiro que irá, certamente tornar os seus sonhos realidade.

Hello, StrangerAnthony Schatteman, Bélgica, FIC, 2017 - 19’

Arthur tem dificuldade em conciliar a sua vida de pai e de performer dragqueen.

Wild Game (Jahiloom)Jeronimo Sarmiento, Estónia / Portugal, FIC, 2017 – 25’

Durante o rigoroso inverno estónio, Liis, junta-se a um grupo de adolescentes para um estranho jogo de caça na floresta. Na esperança de se integrar no grupo, oportunamente, o seu par é o rapaz de quem gosta. A natureza fá-la descobrir a força para confrontar os seus sentimentos mas à medida que o jogo se desenvolve vão surgir emoções contraditórias.

Stuck (Klem)Mathijs Geijskes, Holanda, 2016, FIC - 10’

Harm e Helena, um casal de meia idade, estão no sue carro de pernas para o ar na berma de uma estrada remota. Para piorar as coisas, a perna de Harm está presa e ajuda não está por perto. Será que a relação vai sobreviver quando mais precisam dela?

The Summer Movie (Le Film de L'ete)Emmanuel Marre, França, FIC, 2017 – 30’

Um filme sobre uma autoestrada, turistas em transumância, mesas de pic-nic de cimento, filas para a casa de banho, fatias de melão mornas e lavagens de carros. Um filme sobre um homem que quer partir e uma criança que não o deixa. É O Filme do Verão.

Islands (Les îles)Yann Gonzalez, França, FIC, 2017 – 23’

Personagens vagueiam por um labirinto erótico de amor e desejo.

The Disinherited (Los Desheredados)Laura Ferrés, Espanha, DOC / FIC, 2017 – 18’

“Los Desheredados” é um retrato do pai da realizadora e conta o fim do seu negócio de família, uma empresa de autocarros.

Night CallAmanda Renee Knox, E.U.A, FIC, 2017 – 17’

Numa patrulha de rotina, uma polícia negra que vive e trabalha em Inglewood é chamada para resolver um distúrbio e é forçada a tomar uma decisão que vai mudar a sua vida.

OverrunPierre Ropars, Antonin Derory, Diane Thirault, Jérémie Cottard, Matthieu, França, ANIM, 2017 – 7’42’’

“Overrun” conta a história de um formiga que é submersa num local escuro e frio. Seguimos a sua viagem por este mundo perturbador e perigoso, mas ao mesmo tempo fascinante e sua tentativa de fuga.

The Return (Powrot)Damian Kocur, Polónia, FIC, 2016 – 21’

Ania sai da prisão nas suas primeiras trinta horas de precária. O seu marido e filho bebé esperam a sua chegada. Tudo está preparado – toda a família vai sair do país mas antes da fuga, ela decide enfrentar o seu passado.

SogJonatan Schwenk, Alemanha, ANIM, 2017 – 10’14’’

O drama distópico “Sog” trata dos esforços cruéis de um grupo de criaturas humanoides que ataca violentamente um cardume de peixes que, sem querer, entraram na sua terra desolada.

Lockjaw (Szczekoscisk)Kordian Kadziela, Polónia, DOC, 2016 – 30’

“Lockjaw”, um trio de performers sonha em conquistar a indústria da arte. Infelizmente, para já, estão mais preocupados com coisas banais. Igor é fotógrafo de folhetos de supermercado. Baton trabalha num parque de diversões e assusta crianças na casa assombrada. Laura é contabilista numa empresa que usa lixo electrónico. O espectador acompanha a sua luta enquanto se preparam para o “Prowokalia” – um dos festivais de artes performativas mais importantes.

The Brick HouseEliane Esther Bots, Holanda, EXP/DOC, 2017 – 16’

Dois amigos Sapa and Hija revivem e recontam histórias divertidas sobre as suas vidas. Quem vem de outro país para a Holanda, procura tentar pertencer e lida com a (im) possibilidade de se sentir completamente em casa e relacionar-se com o mundo exterior.